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 Restauração Carburador VW 1967

Ola Amigos, este Carburador é de um VolksWagen 1300 Ano 1967, apesar de ter já seus 46 anos de idade, ele como poderão ver através destas fotos, recebeu um belo banho de Loja com direito a Spa restaurador que descrevo abaixo …

Ele entrou hoje vindo de um cliente nosso chamado Leandro, gente fina pra dedel que me trouxe em mãos o carburador pra restaurar pro fusca dele, ao qual ele esta reparando todo pra usar em momentos de lazer já que tem seu veículo de uso cotidiano e este é pra ser uma fonte de lazer aos finais de semana.

Comecei a desmontar, era pra ser mais um serviço… Quando me deu a ideia de fotografar o passo a passo. Infelizmente isso me ocorreu quando eu já tinha desmontado tudo, por isso as fotos iniciais são poucas, porém o passo a passo desde a plainagem (retífica que desempena através de fricção até o carburador ficar todo certinho e não dar mais vazamentos de ar e gasolina) até o fechamento total, onde tive que fixar duas roscas postiças chamadas helicoil, um serviço profissional, uma restauração completa do carburador deixando ele apto a trabalhar pelo menos mais uns 50 anos. Isso se a carroceria dele durar, uhauhahua

De acordo com a sequência de fotos irei descrevendo tudo que foi feito nele, vamos lá?

Nas primeiras fotos podemos observar que as peças estão totalmente oxidadas, entupidas, tortas e sujas em demasia, logo após foi feito o serviço de plaina aonde acertei tampa, carcaça superior e inferior, além da tampa do diafragma.

Logo na sequência aparecem as fotos das peças limpas, tanto carcaça tampa quanto todos os componentes, muitos componentes preferi preservar os originais ao invés de colocar as ferragens novas, pois são mais reforçadas e tendo cuidado elas duram décadas ainda.

Mais abaixo vemos que a carcaça está sem o eixo e borboleta, substitui as buchas que estavam mal instaladas e eram de latão de péssima qualidade, pois alguém já tinha chegado antes de mim. Coloquei buchas de bronze polido e depois fiz a adequação para colocar as buchas originais de Nylon onde a durabilidade deve ser em torno de no mínimo 5 anos pra começar a dar folga novamente, ao contrário das buchas que ele usava que além de serem de péssima qualidade. Se eu tivesse mantido iriam dar folga em questão de 6 meses.

Substitui o eixo antigo que era majorado por um standard Original. A borboleta infelizmente estava sob medida e mantive as mesmas medidas, pois pra arrumar acarretaria um custo muito elevado sem ter 100% de certeza de sucesso, porém feito da forma que fiz fica perfeito o funcionamento, a única coisa é que o fuquinha irá andar mais, devido ao fato de ter mais aspiração, e consequentemente gastar um pouquinho mais, mas nada exagerado.

Troquei todo o reparo dele inclusive bóia, agulha, giclagem e diafragma. Substitui também a haste de injeção por uma original nova. Substitui a haste de aceleração, pois era um arame todo torcido como vêm na foto, por uma original e rara, pois não se acham mais e na finalização tive um probleminha, duas roscas da tampa não aguentaram os parafusos e arroelas de pressão novos e espanaram, ao passo que fiz duas roscas postiças (Helicoil) que se trata de reabrir a rosca espanada com um macho maior, e embutir uma rosca de aço garantindo que nunca mais a mesma espane e preservando o tamanho original dos parafusos, podendo assim dar mais segurança a serviços futuros.

É muito comum em nome da economia, a maioria das pessoas “profi” usarem machos maiores e colocarem parafusos maiores prejudicando a resistência da carcaça e no futuro isso chega a um ponto que se tem que jogar o carburador fora devido ao fato de não ter mais parede pra trabalhar no fechamento das tampas.

Todos os carburadores (com exceção dos modelos DFV WEBER) usam parafusos 5 mm e suportam ate 1/4 de polegadas o que dá em torno de 7 mm. Vejam, a diferença é muito pequena, dáa pra fazer duas vezes a rosca alargando ela, ao passo que usando rosca embutida se faz este serviço uma única vez e permanece com a mesma resistência do original, aléem de não ter que reabrir a tampa causando também desgaste desnecessário em mais componentes, mal encaixe das juntas e reparos.

Por fim tiro algumas fotos do carburador montado pra vocês apreciarem como ficou novo e melhor TODO ORIGINAL.

É isso pessoas, meu serviço consiste nesse princípio, se eu posso restaurar e deixar novo de novo sem nenhum prejuízo ao desenho e eficiência originais, porque deveria em nome do dinheiro fácil, estragar ou condenar um carburador destes?

Em breve terei um carburador de venturi variável nas mãos, de um amigo meu mecânico que tem um Dodge V8 Le Baron, com Motor 318 pra restaurar. Estes dias restaurei um 466 de outro Dodge e a minha vida é esta, restaurar o que muitos mandam jogar fora, inclusive se aplica na injeção eletrônica este mesmo princípio que uso nos carburadores, porém de forma mais reservada.

Espero que tenham gostado apesar do texto ter ficado extremamente longo.


Falows

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