Ir para o conteúdo

Menu principal:

Artigos & Dicas
ARTIGOS & DICAS


 Manutenção Automotiva Preventiva Carburadores e Injeção Eletrônica

Olá Caro Leitor(a),

Venho através deste artigo informar a necessidade de se fazer manutenções periódicas em seus veículos.

Devido as novas tecnologias, muitas vezes esquecemos, ou mesmo por falta de informação, de se fazer uma manutenção preventiva no veículo. Devido as facilidades que a injeção eletrônica nos oferece, mesmo nos carros mais antigos carburados, muitas vezes negligenciamos as manutenções por se achar pouco necessário gastar dinheiro para manter o carro em ordem.

Abaixo tentarei explicar a importância de tais manutenções e como ela nos economiza dinheiro e dores de cabeça.

Há mais de 25 anos no mercado, vejo diariamente histórias de pessoas que chegam em minha oficina com as mais diversas reclamações e problemas causados por manutenções mal feitas ou feitas por pessoas que se dizem profissionais, porém só sabem tomar o seu dinheiro. Na hora em que menos se espera, fica-se a pé e com um enorme prejuízo que seria facilmente evitado se fossem procurados profissionais habilitados e que transmitissem confiança e uma garantia de bom funcionamento no veículo.

A manutenção preventiva pode ser encarada como um investimento feito no veículo. Veja bem caro leitor(a), quando você faz a manutenção veicular com pessoas habilitadas e com garantias de funcionamento, você está economizando em peças que poderiam ser trocadas por desgaste precoce. Você economiza seu tempo, pois hoje em dia com as facilidades tecnológicas disponíveis, uma manutenção veicular bem feita não leva mais que algumas horas.

Para se ter uma idéia, em minha oficina um carro que entra para fazer a manutenção das áreas de injeção eletrônica e carburação leva de 3 a 5 horas somente para serem efetuados os serviços necessários, englobando diversos testes e muitos componentes que são verificados e certifcados quanto a seu bom funcionamento.

Existe ainda um Sistema de Diagnóstico que mesmo em uma revisão normal, ao desenrolar do serviço, são verificados muitos itens que podem ser identificados precocemente com problemas que futuramente seriam graves (que seriam verificados somente quando houvessem sintomas mais graves).

Como na nossa saúde, nosso veículo precisa de especialistas capazes para poder funcionar perfeitamente e os check-ups habituais para se prevenir maiores problemas,
como elevados custos para se arrumar depois que estão comprometidos ou até mesmo a situações desagradáveis como interromper uma viagem de férias ou passeio por quebras, e quem sabe até mesmo quebrar o carro a noite em lugares não muito agradáveis de se estar. Sem contar os prejuízos com guinchos e a sensação de impotência diante da situação, dependendo muitas vezes de estranhos e mecânicos que muitas vezes não são capazes, porém são os únicos que nestas horas aparecem para socorrer, pois se dependessem de trabalho de portas abertas entrariam em falência pela má qualidade de serviços prestados e somente interesses financeiros.

Um bom profissional da área veicular analisa seu veículo como um bem de sua propriedade. Ele analisa o que deve ser feito e o que poderá afetar futuramente. Trabalha de forma transparente e sempre a seu favor, orientando quais medidas tomar e o que é melhor para você leitor(a) preservar seu bem de forma a lhe dar o menor problema possível e uma relação custo/beneficio muito boa.

A mistificação de que levar à um profissional habilitado custa caro, cai por terra quando analisamos fatos simples como a seguir:


Manutenção bem feita, onde somente trocam-se peças necessárias devido a testes executados para se detectar o problema de forma consciente, gera economia financeira e evita que você permaneça com o veículo em manutenção por mais tempo que o necessário para os reparos devidos, em decorrência de conhecimentos técnicos aguçados e preparos tanto teóricos quanto práticos do responsável técnico.
Além de manter o carro sempre em ordem, com bom desempenho e econômico.

Manutenção estilo “jogo” é aquela em que muitas vezes a pessoa que está executando tal manutenção simplesmente faz a troca de peças em seqüência até achar o defeito causando um custo muito alto ao dono do veículo, e nem sempre o problema é resolvido.

Por fim, devido à minha experiência diária, depois de tantos anos trabalhando com serviços de afinação e diagnóstico veicular, sendo especializado em carburação e injeção eletrônica além de sistema de ignição, tenho condições afirmar:

Ao invés de arriscar seu bem veicular e de ficar “jogando” com a sorte e um dia ser premiado com um carro quebrado na hora que você mais precisar, procure pessoas comprovadamente especializadas no ramo automotivo para fazer sua manutenção preventiva ou mesmo manutenção de praxe.

Manutenções Periódicas devem ser feitas a cada 15.000 Km ou a cada 180 Dias dependendo do uso do veículo.

Respeitando estes prazos de manutenção o seu veículo deixará de ser uma dúvida para ser uma certeza na hora que você mais precisar dele, além de lhe trazer economia de combustível e financeiramente de modo geral, pois estando tudo em dia, as manutenções tendem a ser rotineiras e baratas, apenas substituindo itens básicos de baixo custo.

Uma mão de obra especializada torna-se barata analisando-se de que são trocadas somente peças necessárias, tendo a certeza de que estará fazendo um investimento ao invés de um gasto. Este investimento normalmente gera lucros no quesito tranqüilidade e confiança no seu veículo.


Att.    
Silvio Luis Bohac


>> Voltar <<   

SILVIO CARBURADORES ©
Todos os direitos Reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal